(HOME) : Movimento Viva Brasil Campanhas  CARABINA COMEMORATIVA
Share |

CWB Design & Restaurações com apoio da Supplies Militaria, Ao Gaúcho e Movimento Viva Brasil lança a carabina comemorativa dos 76 anos da Revolução de 32 e dos 76 anos do Serviço Voluntário de Policiamento Civil.
 
Fotos: José Amaral
 
 
UM POUCO DA HISTÓRIA DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE POLICIAMENTO CIVIL
 

O alto comando do Exército Constitucionalista optou por valer-se da Polícia Civil, da Guarda Civil e da Força Pública nas linhas de frente, por serem estas bem treinadas para combate, delegando o policiamento urbano a estudantes universitários alistados voluntariamente, que recebiam rápida instrução de oficiais da Força Pública - a atual Polícia Militar - para desempenho das funções de polícia. A instrução militar era dada em diversos locais públicos, dentre eles o estádio do Pacaembu e o Parque da Água Branca.

 

Organizava-se o SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE POLICIAMENTO CIVIL.

 

A carabina Winchester, modelo 92, cano de 20”, em calibre .44-40, era a arma de dotação.

 

Conduzido por um superintendente, Dr. Plínio Barreto, o SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE POLICIAMENTO CIVÍL esteve subordinado ao Departamento de Mobilização Civil - órgão do M.M.D.C.. Teve função clara de substituir provisoriamente a Policia Civil, a Guarda Civil e a Força Pública nos serviços de segurança da cidade.

 

O SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE POLICIAMENTO CIVIL era composto por oito divisões, além de uma única sede, situada à Rua Boa Vista, número 3, oitavo andar, onde permanecia o superintendente, Dr. Plínio Barreto. A cada uma das divisões cabia o patrulhamento de uma porção da cidade.

 

À 1ª. Divisão, situada à Rua Florêncio de Abreu, número 31, cabia o policiamento do centro da cidade. À 2ª. Divisão - Av. Tiradentes, número 26 - cabiam os bairros da Luz, Bom Retiro Canindé e Santánna. A 3ª. Divisão - Rua Guayanazes, número 10 - policiava os bairros de Santa Ephigênia, Campos Elyseos, Santa Cecília, Barra funda, Perdizes, Villa Pompéia e Lapa. A 4ª. Divisão - Av. Paulista, número 71- cuidava dos bairros da Consolação, Villa Buarque, Hygienópolis, Bella Vista, Bexiga, Villa América e Jardim América. A 5ª. Divisão - Rua Galvão Bueno, número 80, Quartel do corpo de Bombeiros - tinha os bairros da Liberdade, Acclimação, Paraíso, Villa Marianna e Villa Clementino. A 6ª. Divisão - Rua da Gloria, número 136 - os bairros da Gloria, Cambucy e Ypiranga. A 7ª. Divisão - Rua da Mooca, número 312 – abrangia os bairros da Moóca e Hypppodromo. À 8ª. Divisão - Av. Celso Garcia, número 241 - cabia o policiamento dos bairros do Braz, Belemzinho e Penha.

 

O M.M.D.C., pelo decreto no. 5.627, de 10 de Agosto de 1932, foi reconhecido como Milícia Civil e Organização Militar em Prol da Revolução Constitucionalista.

 

Muitosnomes e fatos estão “gravados” na história da Revolução de 1932. Quase sempre de maneira anônima, milhares e milhares de pessoas deram continuada e totalmente indispensável contribuição à causa Constitucionalista.

 
 
Descendente direta da Winchester 92 - arma de dotação do SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE POLICIAMENTO CIVÍL -, a carabina brasileira Rossi PUMA serviu de base para a viabilização do projeto.
 
Trata-se de uma carabina com cano de 20”, em calibre .44-40, finalizada a “pandeló”.
 
Dela foram criadas duas versões - aço inox, para os mais práticos & aço ao carbono, para os mais saudosistas. Idealizadas pela CWB design & restaurações, contaram com apoio do consórcio Supplies Militaria, Ao Gaúcho e Movimento Viva Brasil.

Para ambas as versões, o esmero e o preciosismo de Carlos Antonio Gonçalves de Souza – Mestre Armeiro - foram rigorosamente os mesmos.
 
No mais pleno acato ao projeto, foram adoçadas arestas das madeiras de coronhas e telhas. Caracterizando-as comemorativas, moedas de época foram cuidadosamente insertadas nas duas faces das coronhas. Moedas de quatrocentos réis – o afamado “quatrocentão”-, feitas em cupro-níquel, cunhadas no ano de 1932, posicionadas de maneira a permitir a contemplação das duas faces - cara e coroa.
 
Foram substituídas partes em material sintético por outras em metal. Revisados os mecanismos, foram retiradas as imperfeições de superfície dos componentes, favorecendo pleno entrosamento mecânico. Foram suavizadas as molas, exatificados os gatilhos e ajustados os trancamentos de ferrolho.
 
Para um “toque final”, gatilhos e cães foram trabalhados e, em trajes de gala, exibem respectivamente banho de ouro e cementação apavonada.
 
Tudo sem descaracterizar os produtos, que mantiveram numeração, dimensões, cor e calibre absolutamente originais, respeitando as normas vigentes.
 
Tudo para que se transformassem em peças desde logo colecionáveis, melhoradas sobremodo em relação às originais de fábrica, que mantivessem as características que as definem como Armas de Fogo e que, principalmente, da melhor forma possível, comemorassem os 76 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e aos 76 anos do Serviço Voluntário de Policiamento Civil.
 
A pequena quantidade disponível para venda garante exclusividade e valorização certa em curto período de tempo. São apenas seis peças, sendo três em acabamento oxidado e três em inox. Valor do investimento: R$ 3.199,00 - TODAS FORAM VENDIDAS
 
 
******************************************************************************************************
Vendas e maiores informações exclusivamente na Loja Ao Gaúcho:
 
Central de Atendimento 11 3222-4122 - atendimento@aogaucho.com.br
Av. Dr. Vieira de Carvalho 144 - Centro - São Paulo - SP - 01210-010
 
*****************************************************************************************************
 
 
.PERFIL TÉCNICO – versão clara (aço inox).
 

____
 
Tipo: Carabina
Ação: Repetição por Ação de Alavanca
Calibre: .44-40 (.44 WCF)
Cano: 20”(vinte polegadas)
Capacidade: 10 (dez)
Acabamentos: Inox polido.
Detalhes: Gatilho em aço ao carbono banhado a ouro. Cão em aço ao carbono com cementação apavonada.
Procedência: Brasil
Marca: Rossi - Amadeo Rossi S.A. Metalúrgica e Munições
 
 
.PERFIL TÉCNICO – versão escura (aço ao carbono).
 

____
 
Tipo: Carabina
Ação: Repetição por Ação de Alavanca
Calibre: .44-40 (.44 WCF)
Cano: 20”(vinte polegadas)
Capacidade: 10 (dez)
Acabamento: oxidação negra industrial
Detalhes: Gatilho em aço ao carbono banhado a ouro. Cão em aço ao carbono com cementação apavonada.
Procedência: Brasil
Marca: Rossi - Amadeo Rossi S.A. Metalúrgica e Munições
 
 
CAPA EXCLUSIVA
 
 
 
RICO PANFLETO INFORMATIVO
 
 
 
Share |
     
     

Login Senha (?)